O infarto é causado por vários fatores em conjunto, ou seja, não é somente uma coisa que impulsiona o infarto, são vários problemas combinados.
E o cigarro é um fator que aumenta o risco de infarto, pois ele diminui o colesterol bom e a nicotina presente nele é um dos mais agressivos fatores de risco das doenças cardiovasculares.
Para você ter uma idéia, a partir dos 35 anos já é possível sofrer infarto por causa do tabagismo. Se a pessoa apresenta outros fatores de risco para as doenças coronarianas, como hereditariedade e diabetes, e ainda fuma, suas chances de sofrer um infarto dobram.
O risco do fumante ter infarto é altíssimo, pois a cada tragada o cigarro contribui para a aceleração da aterosclerose e torna
mais instáveis os quadros de insuficiência coronariana.
A nicotina também
aumenta a frequência cardíaca, a probabilidade de espasmo dos vasos
sanguíneos e a predisposição da placa aterosclerótica
para formar coágulos.
Uma pessoa que fuma mais de 5 cigarros por dia, já fuma muito e já corre todos esses riscos. Por isso, é preciso abandonar de vez o cigarro, sempre com aconselhamento e orientação psicológica.
O cigarro deve ser combatido porque, apesar de vermos apenas adultos fumando, sua publicidade é direcionada as crianças, futuros prováveis consumidores.
Ou você quer viver 16 anos a menos e ver isso acontecendo com outras milhares de pessoas? Há vários benefícios em parar de fumar.
Quer ver?